Os arquivos deslizantes são normalmente usados para melhorar o aproveitamento do espaço de armazenamento de documentos. Muito usados em escritórios e bibliotecas, os arquivos devem ser minuciosamente escolhidos e bem dimensionados, já que uma escolha errada pode até colocar em risco a estrutura do prédio, devido à alta concentração de peso.
Para não prejudicar o espaço de trabalho, com móveis que deveriam fazer justamente o contrário é necessário uma escolha bem feita. Uma laje de um prédio comercial é dimensionada para atender à norma ABNT NBR6120, que define que a sobrecarga para um escritório deve ser de 200kgf/m2 e para bibliotecas, essa laje deve ser calculada com uma sobrecarga de 600kgf/m2.
Sabendo disso, um arquivo deslizante não pode pesar mais do que isso, se não prejudicará a estrutura. A boa notícia é que os móveis deslizantes, a maioria deles, são feitos de acordo com as normas da ABNT, que otimiza e iguala os tamanhos dos móveis pensando justamente no tamanho e no quanto de peso um prédio pode aguentar.
Para escolher o arquivo deslizante ideal e que combine com o design da sua empresa ou indústria, as medidas, as opções de acabamento e a variação de cores deve ser levadas em consideração. Além da ótima relação de custo-benefício e garantia superior esse tipo de móvel pode combinar com qualquer ambiente do seu escritório, deixando o espaço ainda mais harmonioso.
Uma outra boa dica é a de fazer o levantamento dos documentos antes de comprar os arquivos deslizantes. Neles cabem muitos documentos e as vezes o comprador não tem noção disso e acaba exagerando no número de móveis. Faça o levantamento de quantos documentos para armazenar você possui e pergunte para o vendedor quantos cabem em uma unidade de arquivos deslizantes. Você irá se surpreender com a economia de espaço e pode até comprar menos móveis deslizantes do que imagina, fazendo bem ao seu bolso.
Além disso, para escolher seu arquivo deslizante ideal é necessário ter em mente seu ambiente e quais serão os itens armazenados, e a forma de armazenamento. No caso de uma biblioteca armazene os arquivos de acordo com o nome das obras ou dos autores, nada melhor do que organizar o que já estará organizado. A organização faz você economizar tempo e aumentar ainda mais sua produtividade. Em casos de hospitais e clínicas, faça a mesma coisa com as ferramentas de trabalho e os medicamentos.