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ORGANIZAÇÃO E produtividade

Local de trabalho organizado é sinônimo de produtividade

Um local de trabalho organizado é sinônimo de produtividade, isso porque seja em casa, em um espaço de coworking ou em uma empresa a organização do seu espaço de trabalho tem relação direta com sua produtividade e seu nível de motivação.

O espaço a nossa volta tem ligação direta com a nossa produtividade. A bagunça acaba ocupando um espaço que poderia servir para a criatividade. A bagunça tira o foco do que realmente importa e pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho. Para um local de trabalho ainda mais organizado, separamos algumas dicas essenciais para você organizar seu espaço e poder trabalhar com a mente limpa.

1) Arquive seus documentos

A melhor forma de começar uma organização é arquivar os seus documentos mais importantes e jogar fora aqueles que não são mais necessários.

Para organizar seus documentos assim que eles chegam a sua mesa, utilize arquivos deslizantes. O nosso instinto é de deixar o documento na mesa para “resolver depois”, mas isso pode demorar mais do que deve e acumular bagunça.

Arquivar os documentos no lugar certo logo no início faz com que você não esqueça em que lugar deixou e mantem sua mesa de trabalho limpa.

2) Faça uma limpeza geral uma vez por semana

Fazer uma limpeza geral na mesa uma vez por semana, recomendamos às sextas-feiras. Essa limpeza não passará de uma hora e fará uma enorme diferença no seu local de trabalho.

Faça essa pequena “faxina” na sua mesa e arredores e encontre na segunda-feira um espeço limpo em que você poderá começar a semana. Começar uma semana de trabalho com o espaço organizado, além de não fazer você perder tempo limpando, fará você começar a semana motivado.

Assim, quando voltar ao trabalho na segunda, encontrará seu espaço organizado e poderá começar a trabalhar com a cabeça tranquila, sem ter que se preocupar em organizar as coisas primeiro.

3) Organize suas gavetas

Colocar toda sua bagunça dentro de uma gaveta não é organização. Elas merecem muita atenção no seu escritório. Organize-as de acordo com nichos e saiba o que tem em cada uma delas. Não as use para esconder coisas e sim para organizar documentos e objetos.

4) Use menos papel

Quanto menos papel em um escritório melhor. Digitalize tudo o que você conseguir e não acumule papeladas desnecessárias. Tudo o que der para passar ao computador, passe! Mas não se esqueça também de organizar as pastas nele (senão você voltará à desorganização).

5) Tenha um cesto de lixo perto

Se você tiver que levantar para jogar o lixo fora provavelmente jogará menos coisas fora do que o necessário. Tenha sempre um lixo por perto, essa é uma ótima estratégia para se livrar de papeis de rascunhos e embalagens no geral.

6) Organize a fiação

Organize tudo ligado aos cabos e fios de computadores e carregadores, assim o ambiente ficará sempre mais limpo e arejado, sem fios para atrapalhar o se desempenho.

7) Deixe o ambiente sempre arejado

Deixar janelas abertas e portas para a circulação de ar é muito importante já que evita a proliferação de fungos, parasitas e excesso de umidade, o que pode prejudicar sua saúde.

Fazer da organização um hábito não é algo de um dia para o outro. Mas é um hábito que pode ser adquirido com o passar do tempo. A melhor dica para fazer disso tarefas obrigatórias é o uso de um checklist contínuo, com passos que podem ser realizados regularmente.

Um ambiente limpo se tornará parte da sua rotina ainda mais rápido e seu produtividade crescerá na mesma medida.

Leia também: 10 maiores benefícios dos arquivos deslizantes para sua empresa.
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