Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Arquitetura coorporativa

6 Tendências para projetos de arquitetura corporativa

As tendências e novidades na arquitetura corporativa vem crescendo conforme as empresas vão mudando seu estilo e se adaptando as novidades da área. Os tipos de móveis a serem usados, os revestimentos, as cores das paredes, tudo faz parte dos projetos, que visam predominantemente a decoração e o design.

Antigamente as tendências de uma empresa envolviam principalmente a seriedade e funcionalidade. Ambientes escuros eram comuns e os escritórios eram vistos como “apenas o lugar para trabalhar”. Com o passar dos anos essas tendências foram mudando e os donos de escritórios e arquitetos começaram a pensar em funcionalidades que deixasse o escritório “com cara” de casa.

Foi pensando nisso que surgiu a ideia (e a necessidade) de transformar a atmosfera dos ambientes corporativos. Veja abaixo algumas tendências de projetos arquitetônicos para escritórios.

1. Ambientes descontraídos

Uma das tendências de escritório hoje em dia é a descontração. As características desse projeto são determinadas principalmente pelo denominado: fun design. Para deixar o ambiente mais descontraído você precisa abusar das cores e novos elementos de decoração, como detalhes no forro por exemplo. Os móveis devem ser versáteis e divertidos o que pode aliviar a tensão de um ambiente pesado.

2. Design ecológico

O design ecológico ganha cada vez mais espaço em grande parte das empresas, principalmente das empresas mais jovens e que trabalham com startups e tecnologias.

O aproveitamento da luz natural e o reaproveitamento de alguns materiais que seriam descartados, como a madeira de demolição é bastante comum no design ecológico. Esse tipo de design pode ser utilizado em qualquer tipo de escritório e se preocupam também com a economia de energia, como por exemplo o uso de luminárias com lâmpadas de LED.

3. Espaços menos convencionais

Empresas mais jovens e principalmente de startups e tecnologias optam por projetos de arquitetura corporativa com mais espaços de descontração. Esse tipo de ambiente aumenta a produtividade.

Os também conhecidos como espaços de descompressão são áreas de lounge e ambientes mais livres e mais confortáveis. Esses ambientes são usados pelos trabalhadores para uma maior integração com os colegas de trabalho e servem também para aqueles momentos de descanso.

Os móveis desses espaços devem ser mais confortáveis, descontraídos e aconchegante. Sofás, televisões, pufes, poltronas e até vídeo games podem fazer parte destes ambientes.

4. Mais cores

As cores influenciam em qualquer projeto arquitetônico e cada vez estão mais presentes em projetos em escritórios. A combinação de cores influencia e motivação e a concentração de todos os colaboradores.

Desta forma, a paleta de cores utilizada em um projeto de arquitetura corporativa deve ser bem definida e principalmente deve combinar com a identidade da empresa sem deixar o ambiente “sombrio” demais.

5. Mais vegetação

As plantas e principalmente as flores são elementos que aliam o estresse, e pode dar ao ambiente uma maior conexão com a natureza. Vasos de planta e jardins verticais são alguns exemplos de tendência desse tipo de decoração para escritórios.

6. Espaços multifuncionais

Os espaços colaborativos, que costumam fazer parte de coworking e também de empresas de tecnologia são considerados uma grande tendência para projetos de arquitetura corporativa. Quanto mais confortável e agradável for o ambiente de trabalho, melhor para o desempenho do funcionário.

Os espaços são grandes, bem iluminados e com mobiliários confortáveis. Nestes espaços, a versatilidade do mobiliário é importante. As antigas plataformas dão lugar aos espaços que podem ser compartilhados e substituídos por mesas capazes de acomodar uma equipe com um grande número de integrantes.

Leia também: Dicas de móveis para Sala de Reunião.