Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Como a ergonomia pode evitar acidentes

Evitando acidentes com inteligência e ergonomia

Acidentes de trabalho acontecem sempre, tropeçar e cair estão entre as principais causas, porém, para preveni-los alguns móveis costumam funcionar mais do que outros, é o caso dos móveis ergonômicos. A maioria dos acidentes acontecem repentinamente e inesperadamente, mas quando existe a ergonomia adequada no consultório/empresa, isso pode ajudar a evitar muito deles.

A ergonomia ajuda a garantir a segurança física no local de trabalho. Quando um móvel é planejado, por exemplo, é possível projetar e especificar soluções de armazenamento personalizadas para o seu escritório, isso para que tudo fique no seu lugar adequado e possa reduzir significativamente as chances de tropeçar em objetos e documentos soltos pelo local de trabalho.

É muito importante também manter todos os cabos de energia, assim como os cabos de computadores e de rede, longe do chão para evitar tropeços. Muitos móveis ergonômicos oferecem no próprio mobiliário um lugar em que se devem passar os fios, para principalmente agrupá-los e torna-los menos perigosos.

O que pode ajudar a prevenir as quedas são também o formato das pernas das mesas. De acordo com as regras ergonômicas as mesas devem estar ajustadas conforme o funcionário e de acordo com as funções que ele tem, como por exemplo, o quanto ele se mexe pelo ambiente, esses pequenos ajustes podem reduzir, e muito, os riscos de tropeços.

Além de evitar riscos de tropeções, a análise ergonômica também pode ajudar você a definir limites de peso e tamanho seguros para os funcionários pegarem e transportarem objetos pesados. Por exemplo, quando se trata de levantar itens pesados os móveis podem ter elevadores hidráulicos personalizados que são incorporados ao lado de estações de trabalho, esse uso de elevadores e outros dispositivos de segurança ajuda a evitar acidentes e lesões no trabalho.

Além de ajudar a prevenir lesões devido a esforço súbito, como tropeções e quedas, a ergonomia também pode ajudar a prevenir outros tipos de lesões, como os distúrbios musculoesqueléticos comuns (MSDs) que podem se desenvolver em ambientes de trabalho, como tendinite e Síndrome do carpo.

Esses tipos de lesões podem ocorrer quando os trabalhadores repetem sempre os mesmos movimentos, e se matem em postura inadequada. Para as lesões desse tipo, as cadeiras ergonômicas são de extrema importância, ela precisa estar bem ajustadas a cada funcionário e a cada função do trabalhador.

Os funcionários que usam as mesas e estações de trabalho que são feitos de maneira ergonômica, ajudam o funcionário a mudar de posições, por exemplo, o que consegue minimizar o efeito perigoso de alguns movimentos que podem causar acidentes, principalmente devido as repetições.

Leia ainda: A importância do uso de Cadeiras de Escritório Ergonômicas