Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Como escolher os móveis para Call Center

Como escolher os móveis para Call Center

Montar um escritório de Call Center não é tão simples como parece. Para você adquirir móveis para esses serviços é preciso seguir algumas normas. A principal delas é a Norma 17 (NR17), que trata principalmente sobre a ergonomia para equipamentos usados por profissionais desse tipo de atendimento.

Os moveis que devem respeitar essas regras ergonômicas são principalmente as cadeiras e as mesas. Para se adaptar a esse tipo de regras os responsáveis pela montagem do call center precisam estudar todos os tópicos para escolher o mobiliário ideal, todos seguindo as normas e selos da ABNT. Veja algumas dessas regras:

MÓVEIS AJUSTÁVEIS

É preciso que a mesa tenha apoios para teclado e monitor ajustáveis, isso porque a cada funcionário a altura deve mudar mas eles devem manter a mesma distância entre os olhos e teclado, evitando os movimentos repetitivos do pescoço.

NORMAS DA NR17

Algumas dessas regras incluem a iluminação, os ruídos, condições sanitárias, e outros aspectos que envolvem o bem-estar do profissional. Todos eles ajudam, não só na melhora da qualidade do trabalho mas também na melhora da qualidade de vida. É preciso de adaptar a essas normas para que cada trabalhador exerça de forma agradável sua função. Todas essas regras garantirão a segurança do trabalhador na realização das suas atividades.

ERGONOMIA

A ergonomia pode ser aplicada em qualquer setor de atividade e a medicina do trabalho sempre esta buscando melhorias ergonômicas que aumentam a eficiência e a produtividade garantindo segurança do ser humano. Más posturas, por exemplo, podem afetar negativamente as articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, audição, visão, conforto, enfim, toda a saúde.

A POSTURA IDEAL

Os ambientes de call center precisam que todos os móveis sirvam para que os trabalhadores façam seus serviços confortavelmente. O punho, por exemplo, deve estar e posição neutra e os cotovelos apoiados. Os ombros e quadris devem estar alinhados, assim como a coluna deve seguir sua curvatura natural.

Os joelhos devem ficar levemente abaixo da linha do quadril e os pés devem ser apoiados, no chão ou não.

Todos esses ajustes de postura poderão aumentar o conforto operatório. Os móveis ideias escolhidos fazem com que exista a melhoria da estrutura organizacional da empresa.

MEDIDAS

As mesas de trabalho em um Call Center devem ter 75cm de profundidade e 90cm de largura, se usadas sem material de consulta, ou 100cm de largura, se usadas com material de consulta.

CADEIRAS ERGONÔMICAS

As cadeiras devem ser ergonômicas, respeitando normas e melhorando a qualidade de vida dos funcionários. Algumas dessas regras incluem superfícies estofadas nos locais em que existam os contatos manuais, além de bordas arredondadas, cinco pés de apoio com rodízios e a altura do assento em que se tenha o correto apoio dos pés.

MESAS ERGONÔMICAS

As mesas para call center não podem ser pequenas, uma baia de trabalho maior garante um posicionamento melhor do monitor, prejudicando menos a visão do operador.

Todas essas regras mais a ergonomia ajudam não só no desempenho do funcionário mas buscam as condições ideais para a saúde do trabalhador. A prevenção é uma aliada quando se trata de problemas de saúde causadas pelo trabalho. Importantes e pequenas ações já é suficiente para garantir ambientes adequados, que garantem conforto e aumento da produtividade.

Leia também: O escritório do futuro.