Montar um escritório de Call Center não é tão simples como parece. Para você adquirir móveis para esses serviços é preciso seguir algumas normas. A principal delas é a Norma 17 (NR17), que trata principalmente sobre a ergonomia para equipamentos usados por profissionais desse tipo de atendimento.
Os moveis que devem respeitar essas regras ergonômicas são principalmente as cadeiras e as mesas. Para se adaptar a esse tipo de regras os responsáveis pela montagem do call center precisam estudar todos os tópicos para escolher o mobiliário ideal, todos seguindo as normas e selos da ABNT. Veja algumas dessas regras:
É preciso que a mesa tenha apoios para teclado e monitor ajustáveis, isso porque a cada funcionário a altura deve mudar mas eles devem manter a mesma distância entre os olhos e teclado, evitando os movimentos repetitivos do pescoço.
Algumas dessas regras incluem a iluminação, os ruídos, condições sanitárias, e outros aspectos que envolvem o bem-estar do profissional. Todos eles ajudam, não só na melhora da qualidade do trabalho mas também na melhora da qualidade de vida. É preciso de adaptar a essas normas para que cada trabalhador exerça de forma agradável sua função. Todas essas regras garantirão a segurança do trabalhador na realização das suas atividades.
A ergonomia pode ser aplicada em qualquer setor de atividade e a medicina do trabalho sempre esta buscando melhorias ergonômicas que aumentam a eficiência e a produtividade garantindo segurança do ser humano. Más posturas, por exemplo, podem afetar negativamente as articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, audição, visão, conforto, enfim, toda a saúde.
Os ambientes de call center precisam que todos os móveis sirvam para que os trabalhadores façam seus serviços confortavelmente. O punho, por exemplo, deve estar e posição neutra e os cotovelos apoiados. Os ombros e quadris devem estar alinhados, assim como a coluna deve seguir sua curvatura natural.
Os joelhos devem ficar levemente abaixo da linha do quadril e os pés devem ser apoiados, no chão ou não.
Todos esses ajustes de postura poderão aumentar o conforto operatório. Os móveis ideias escolhidos fazem com que exista a melhoria da estrutura organizacional da empresa.
As mesas de trabalho em um Call Center devem ter 75cm de profundidade e 90cm de largura, se usadas sem material de consulta, ou 100cm de largura, se usadas com material de consulta.
As cadeiras devem ser ergonômicas, respeitando normas e melhorando a qualidade de vida dos funcionários. Algumas dessas regras incluem superfícies estofadas nos locais em que existam os contatos manuais, além de bordas arredondadas, cinco pés de apoio com rodízios e a altura do assento em que se tenha o correto apoio dos pés.
As mesas para call center não podem ser pequenas, uma baia de trabalho maior garante um posicionamento melhor do monitor, prejudicando menos a visão do operador.
Todas essas regras mais a ergonomia ajudam não só no desempenho do funcionário mas buscam as condições ideais para a saúde do trabalhador. A prevenção é uma aliada quando se trata de problemas de saúde causadas pelo trabalho. Importantes e pequenas ações já é suficiente para garantir ambientes adequados, que garantem conforto e aumento da produtividade.