Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
O escritório do futuro

O escritório do futuro está composto por novas tecnologias

Não é de hoje que cada vez mais os escritórios físicos estão caindo em desuso. Para conseguir sobreviver nessa era dos trabalhos “home office” os escritórios precisam se transformar. O escritório do futuro está composto por novas tecnologias que trabalham para ajudar os funcionários a aumentarem sua produtividade.

Os escritórios estão cada vez mais parecidos com uma casa. Você tem ideia de como serão esses locais de trabalho no futuro? As novidades nos ambientes de trabalho incluem o Hot Desking, ambientes pet friendly, coffee time e coworking. Veja aqui algumas dessas hipóteses.

MAIS INTERAÇÃO

O design do novo ambiente de trabalho está relacionado ao que mais as pessoas valorizam: a comunicação entre os funcionários. É preciso ouvir dos trabalhadores o que é preciso mudar no ambiente para aumentar a produtividade.

Alguns fatores que são apontados são a interação e o fluxo de comunicação entre as equipes. O escritório do futuro deve projetar espaços com cada vez menos barreiras físicas, já que elas impedem a proximidade dos trabalhadores.

Os ambientes devem ser mais fluidos e menos rígidos, salas individuais já não são mais um investimento. Os donos de escritório devem investir em um único ambiente compartilhado por todos os departamentos.

INFLUÊNCIA DO TRABALHO REMOTO

O escritório do futuro é o que consegue conviver com os trabalhos “home office”. Hoje com a aparição de muitos funcionários freelancers os escritórios devem se empenhar não em comprar espaço e mobiliário e sim fazer com que esses funcionários, quando vão trabalhar in loco, se sintam em casa.

Em decorrência desse trabalho sem fronteiras, a empresa também deve verificar se seu funcionário tem tudo o que precisa para trabalhar em casa: conexão à internet, equipamentos, antivírus, entre outros.

MÓDULOS ESPECÍFICOS

O escritório do futuro precisa aliar o bem-estar e produtividade. Para isso, ele precisa de ambientes diferentes em um mesmo local de trabalho, como áreas para lazer, descanso, trabalho grupal, trabalho individual e em grupo, além de salas de reunião.

HOT DESKING

As Hot Desking são um tipo de ambiente em que o funcionário não tem necessariamente um tipo de configuração uma mesa e uma cadeira marcadas. Quando o funcionário chega ao local, ele escolhe qualquer lugar vago para realizar suas atividades. As mesas, cadeiras, computadores e sofás são todas compartilhadas.

AMBIENTES PET FRIEDLY

O escritório do futuro se preocupa com o bem-estar dos funcionários. Uma das estratégias usadas, que já começaram a fazer efeito em algumas empresas é deixar os funcionários levarem seus animais de estimação.

Muitas empresas já têm separado espaços de trabalho que permitem gatos e cachorros, tudo isso pensando no bem-estar no funcionário, na melhora do humor e no aumento de produtividade. Um dos maiores efeitos é a diminuição do estresse.

COFFEE TIME

Uma outra forte característica do escritório do futuro é reservar um espaço para o café. A flexibilidade do uso do espaço, deixando o ambiente mais acolhedor certamente fará com que o aumento de produtividade seja alcançado.

Com um ambiente de café mais acolhedor, mais interação e colaboração entre os funcionários. Além de prazeroso a hora do café quebrará a rotina e deixará o fluxo de trabalho ainda mais leve.

A ideia aqui é de que todos esses itens sejam comuns em um futuro próximo e os ambientes que adotarem essas dicas prosperem mais rápido e cresçam ainda mais, independentemente do tipo de negócio.

Leia também: Os três principais benefícios de móveis ergonômicos para o seu escritório