Um ambiente de trabalho saudável depende de inúmeras variáveis. A organização, a saúde e o humor do funcionário é de extrema importância para que o ambiente se torne saudável e para que a produção aumente, consequentemente.
Estudos indicam que pessoas mais felizes são mais produtivas, proativas e criativas no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa efetuada pela Trabalhadores.com mostra que 52% dos funcionários buscam motivação no ambiente de trabalho, sendo pela relação com os colegas e líderes ou pelo ambiente em si. Os móveis nesse ambiente fazem muita diferença e os donos de escritórios estão começando a perceber isso.
É preciso investir cada vez mais em salas mais dinâmicas e espaços para descompressão, que nada mais são do que os espaços dentro de uma empresa que as pessoas podem passar um tempo e relaxar e depois, voltar ao trabalho revigoradas. Grandes empresas como Google, Microsoft e Apple já possuem esses espaços.
O que a maioria das pessoas não sabe é que o preço para ter esses móveis especiais para escritórios nem sempre é um absurdo. Os móveis, que devem ser bem escolhidos e posicionados no ambiente, devem ser feitos de acordo com o clima organizacional da empresa, para garantirem o ganho de produção. Eles, em sua maioria, devem ser ergonômicos, ou seja, possuir propriedades e obedecerem à normas que protegem a saúde do funcionário.
Geralmente são moveis que adotam o apoio para os pés e a elevação de computadores para deixar a estação de trabalho mais confortável e evitar lesões. Cadeiras ergonômicas por exemplo, devem ter apoio para os braços e deve ser com fácil ajuste de altura, além de uma boa estrutura para realizar as atividades.
A posição dos moveis, além de oferecer um reequilíbrio emocional dos colaboradores, estimula a criatividade. Eles devem ser montados com todo cuidado e atenção, pois devem estar em completa harmonia com os funcionários. A mobília deve ser planejada levando em consideração a funcionalidade, a praticidade e o bom gosto. Móveis adequados e confortáveis, espaços limpos e organizados, uma boa decoração e até mesmo uma boa climatização podem ser associados ao desempenho profissional.
Os móveis devem ser ao mesmo tempo confortáveis, práticos e principalmente funcionais. Essas tendências comprovam que as organizações e empresas devem investir em ideias, soluções e inovações em termos de mobiliário, respeitando é claro, as necessidades de cada profissão e funcionário, o que pode o tornar cada vez mais feliz e produtivo.