Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Arquitetura coorporativa

Como projetar espaços de trabalho coletivos

Os arquitetos que trabalham com projetos corporativos precisam se adaptar as novas empresas, entre elas as que mais crescem são as startups e as empresas de tecnologia. Nelas, o local de trabalho, na maioria das vezes é compartilhado.

Desta forma o arquiteto deve ficar atento as tendências de móveis e designers projetados para espaços de trabalho coletivos. Um estudo internacional, encomendado pela Google e pela Fundação Futuro, comprovou que há em espaços de trabalho coletivos uma relação positiva de 81% entre a colaboração e a inovação.

Esses espaços de trabalho fazem com que a colaboração tenha vantagens positivas para sua empresa. Nesse tipo de escritório as pessoas estão sempre trabalhando em equipe, no entanto, nem sempre existe cooperação entre elas. Para que essa cooperação seja eficiente, é preciso um ambiente propício para isso.

Hoje para arquitetos existem variedades de espaços para trabalhos em equipes e, dependendo da escolha, esses ambientes ajudam não só o desenvolvimento interpessoal dos funcionários, mas também na qualidade do trabalho entregue.

Veja aqui algumas das tendências de espaços para trabalhos em equipe:

Hive

A chamada Hive, ou colmeia em inglês, é um grupo de estações de trabalho em que as pessoas podem trabalhar de forma individual ou coletiva.

Uma Hive em espaço compartilhado ajuda a impulsionar o trabalho e a configuração desse tipo de ambiente oferece um misto de pontos de trabalho individuais e assentos ergonômicos. Cada Hive possui sua variação na divisão espacial, mas devem ter quantidade de espaços de armazenamento suficientes e limites do espaço bem definidos.

Jump Space

O Jump Space é um local de trabalho compartilhado que pode ser usado por um curto período de tempo. Ele é formado por espaços acessíveis, mas que também facilita o trabalho entre as atividades.

Ele costuma ser localizado em lugares em que o fluxo de movimento é maior e ajuda as pessoas de locais diferentes e áreas diferentes a se encontrarem. Conversas com novas áreas pode fazer com que a mente do funcionário se abra para novas ideias, o que é muito valido para a empresa.

No espaço, além de superfícies com altura de mesas amplas, pode ser posto assentos confortáveis, todos ergonômicos.

Clubhouse

Um Clubhouse é um espaço de trabalho em que um grupo especifico fica durante um período especifico, seja por conta de projetos ou determinação interna. Ele é composto por uma variedade de pontos de trabalho individuais e em grupo, além de ser conhecido pelas estações de trabalho serem bem mais próximas. Essa proximidade ajuda a impulsionar o trabalho que ali ocorre. O Clubhouse possui amplas superfícies para exibir e compartilhar o trabalho em andamento.

Workshop

Um Workshop oferece variedades de distribuição e agrupamentos de mobília, o que permite que as pessoas escolham e organizem o espaço como elas se adaptam melhores. Esse ambiente oferece também fácil acesso as superfícies e ferramentas fazendo com que o trabalho fique ainda mais criativo.

O workshop tem um espaço de circulação adequado que também estimula o movimento.

Leia também: Como projetar espaços de trabalho individuais