Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Arquitetura coorporativa

Como projetar espaços de trabalho individuais

Na arquitetura coorporativa muito se fala sobre as novas formas de planejamento de escritórios, principalmente pelas mudanças constantes que existem no “jeito de trabalhar”. Pensando nisso, os arquitetos planejam novas formas que funcionariam melhor para cada tipo de negócio.

Os espaços de trabalho precisam ser planejados e montados de acordo com a necessidade e particularidade de cada escritório. A organização de móveis, a escolha de cores e a configuração do espaço são primordiais para um espaço que faça com que os funcionários se sintam mais à vontade para produzir.

Na hora de planejar um espaço de trabalho, tudo conta: a iluminação, temperatura, ruído, altura da mesa e a comodidade da cadeira. Quando um funcionário não está confortável provavelmente seu rendimento será abaixo do que ele poderia fazer.

Escritórios planejados e voltados para a empresa e para o tipo de serviços costumam ser mais eficientes, um exemplo disso são os espaços para trabalhos individuais. Na maioria das empresas um trabalho mais individualizado é importante para o funcionamento e crescimento dela.

Uma pessoa que não está confortável, estará pensando na causa do seu desconforto em vez de pensar no seu trabalho. Um espaço individual deve, no entanto, ser bem planejado para que os momentos de criação sejam maiores. Um desses espaços é o chamado Haven.

Haven

O Haven pode ser uma sala fechada, home office ou um espaço protegido por divisórias, conhecido também por ser um local de trabalho individual. Ele é um local de refúgio, em que o trabalho pode ser feito sem distrações, mas que ao mesmo tempo pode ser um bom lugar para relaxar.

Esse espaço deve ter um assento ergonômico, uma mesa em que caibam todas as coisas e um aspecto mais relaxado. O ambiente deve ter espaço para tomadas e para os fios. Escritórios com esse aspecto devem ser localizados facilmente na paisagem.

Um escritório, mesmo com trabalhadores individuais, também deve ter um pequeno espaço para brainstorm, principalmente em empresas de startups e tecnologia. A Cove, por exemplo, é um pequeno espaço localizado próximo aos espaços individuais (Havens). Ele é um ambiente em que permite com que as pessoas se reúnam por um período de tempo pequeno para discutir ideais e tomafr decisões rápidas.

A Cove deve ter divisórias para evitar perturbar o restante do escritório, além disso deve-se levar em conta a possibilidade de incluir participantes que se conectem por Skype, por exemplo. Mas esse tipo de espaço é mais usado por pessoas que trabalham próximas, mas que não precisam executar o serviço juntos.

Escritório do futuro

Os escritórios do futuro, mesmo estando cada vez mais voltados para o trabalho coletivo, devem pensar também no individual. Esses espaços devem pensar em atrair, incentivar e impulsionar a inovação, tudo isso por meio de espaços cada vez mais confortáveis e voltados ao indivíduo, que mesmo fazendo parte de uma empresa e um grupo de funcionários, deve saber trabalhar sozinho.

Leia também: Tendências para projetos de arquitetura corporativa.