Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Tecnologia e Varejo on-line

Conheça a tendência dos lockers inteligentes

Lockers inteligentes, armários inteligentes ou smart lockers estão facilitando a vida de muitas pessoas e, por isso, se tornou uma tendência em diferentes nichos de mercado. Eles consistem em armários onde o varejo pode depositar mercadorias.

Com isso, os compradores desses produtos podem retirá-los em diferentes pontos, sem a necessidade de ter que esperar a mercadoria chegar na sua casa. Embora a entrega domiciliar seja uma praticidade para muitos consumidores, nem todos pensam assim.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, conheça a tendência dos lockers inteligentes.

Como os lockers inteligentes ajudam a logística

Por mais que a praticidade de receber correspondências e entregas pelos Correios e de transportadoras no endereço residencial seja uma vantagem para um grande número de brasileiros. Essa não é uma regra geral.

Afinal, há quem nem sempre está em casa, porque estuda ou trabalho, e na sua residência não existem outras pessoas que possam receber as encomendas.

Da mesma forma, são comuns os prédios sem portaria, impossibilitando a entrega de alguns itens, que devem ser recebidos por uma pessoa responsável.

Sem contar que, quem depende dos Correios, nem sempre consegue receber uma entrega. Isso acontece porque, em muitas cidades brasileiras, existem regiões onde os carteiros não chegam. Uma das razões é a insegurança dos bairros.

E mais, um grande número de encomendas não são devidamente entregues por conta dos endereços que não são encontrados, o que pode ser causado pelo erro na hora de informar o endereço completo.

De qualquer forma, a questão é que, para todas essas situações, os lockers inteligentes são grandes aliados, tornando muito mais eficiente a cadeia logística do varejo em todo o país.

Onde os lockers inteligentes já são utilizados

Os lockers inteligentes podem ser utilizados de diversas maneiras e para diferentes nichos de mercado. Um exemplo são os supermercados, sendo que existe uma rede de São Paulo que já faz uso dessa tecnologia.

A marca vai instalar armários inteligentes refrigerados dentro de grandes empresas para quem adquirir os seus produtos pelo aplicativo. Assim, depois de realizar a compra online de itens de mercado, a entrega é depositada no local.

Nesse momento, o cliente recebe uma mensagem e já pode se dirigir até o smart locker, sendo que a abertura da porta do armário é feita com um código QR. Ou seja, apenas o comprador é quem pode abrir a porta e retirar as suas compras.

Além disso, muitas empresas já contam com essa tecnologia, como é o caso da C&A, Hering e Riachuelo. Nesses casos, na própria loja física, logo na entrada das mesmas, estão os armários onde é possível retirar com facilidade as compras feitas online.

Mas não é só isso. No Rio de Janeiro, por exemplo, um startup desenvolveu modelos de lockers inteligentes que podem ser instalados em lugares públicos, para o varejo entregar as compras dos clientes. Com isso, fica ainda mais fácil buscar o seu produto.

Outra empresa de tecnologia foi ainda mais inovadora, pois quer tornar os armários inteligentes uma solução justamente para as pessoas que não conseguem receber os Correios, pelos inúmeros problemas já citados.

Nesse caso, o condomínio tem o seu próprio smart locker e o carteiro deposita ali a entrega. Posteriormente, a pessoa busca a sua correspondência ou entrega de mercadoria. Tudo isso é feito com segurança, com o uso de códigos.

O startup começou testando a novidade em alguns condomínios, sendo que o armário não serve apenas para os Correios, mas também para demais empresas realizarem entregas ali. E, além de residências, essa solução pode ser instalada em empresas, hotéis e outros.

Leia também:

Estações de trabalho decoradas