Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Comportamento

Coworking: conheça essa nova forma de empreendimento

Compartilhar é a tendência do momento, seja meios de transportes seja apartamentos ou objetos. Nesse cenário, surge um novo tipo de compartilhamento, o de espaços de trabalhos, os chamados coworkings.

Você tem interesse no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, descubra mais sobre essa nova forma de empreendimento, bem como mobiliar esse espaço do jeito certo.

O que é e como funciona o coworking

Basicamente, o coworking é um espaço de trabalho para profissionais que desejam sair do isolamento dos seus home offices. No entanto, também é o lugar ideal para profissionais de startups se reunirem.

Dessa forma, fisicamente, esses espaços consistem em amplas salas onde há várias mesas com cadeiras e computadores, sendo possível encontrar, ainda, espaços privativos. Isso porque o objetivo é promover o compartilhar experiências e ideias.

Por isso, esses lugares, além de contarem com a infraestrutura necessárias para quem deseja fazer o seu trabalho, oferecem oportunidades de crescimento profissional. Assim, podem oferecer cursos, palestras e outros eventos.

A troca de experiência pode se dar, ainda, por meio de conversas informais em seus espaços de conveniência. Já quem deseja frequentar um coworking pode pagar por horas o uso do espaço ou por mês, de acordo com os planos de cada local.

Vantagens dos espaços de coworking

Além de promover o encontro de profissionais que possuem características em comum, como o trabalho autônomo, empreendimentos inovadores, etc., existem outras vantagens em aderir ao uso do coworking.

Entre elas, como já mencionado, sair do isolamento dos home office, já que nem todos os profissionais gostam de, diariamente, terem que trabalhar sozinhos. Também permite a quem não tem um home office contar com um espaço onde possa trabalhar sossegado.

E mais, o valor cobrado, independentemente se for por hora ou com mensalidade, é muito mais em conta do que alugar uma sala comercial. Além disso, quem aluga esses espaços pode contar com serviços de impressão, Wi-Fi, telefone fixo e mesmo endereço comercial.

Com isso, pode até mesmo formalizar o seu negócio e usar o endereço do coworking para a papelada. De acordo com cada local, o usuário tem acesso a sala de reuniões, cafeteria e outros serviços que são disponibilizados nesses espaços.

Importância de móveis adequados

Hoje em dia, já é possível encontrar os espaços de coworking em diversas cidades do país, não só nas capitais como em demais municípios. Afinal, em todos os lugares existem profissionais autônomos e pequenos negócios precisando de um lugar para trabalhar.

Dessa forma, quem quer abrir um desses espaços também conta com muitas vantagens, além de clientes em potencial. De qualquer maneira, é adequado instalar o coworking em endereços estratégicos, ou seja, centrais e de fácil acesso para os usuários.

É importante, ainda, planejar muito bem o espaço físico, de maneira que se torne atrativo para os frequentadores. Nesse sentido, vale a pena investir em salas amplas, com grandes janelas, bem iluminadas e com móveis adequados.

No mercado, atualmente, há móveis específicos para usar nesses espaços. Portanto, é possível mobiliar as salas com muito bom gosto e charme. O aconselhado é que os móveis sejam claros, para conferir mais amplitude e conforto para o ambiente.

É importante, ainda, planejar muito bem o espaço físico, de maneira que se torne atrativo para os frequentadores. Nesse sentido, vale a pena investir em salas amplas, com grandes janelas, bem iluminadas e com móveis adequados.

Além disso, o local pode ter diferentes móveis, para atender necessidades diversas, como trabalhos individuais e grupos pequenos ou grandes. De todo o modo, as mesas amplas para instalar vários profissionais não podem faltar.

Afinal, com elas, o empreendimento consegue garantir a troca de experiências entre os frequentadores dos espaços de coworking.

Leia também:

Estações de trabalho decoradas