Bem-vindo ao Grupo Vio Móveis para Escritório
Móveis de Escritório
Dicas para quem trabalha sentado

Dicas para quem trabalha sentado

Pesquisas recentes já comprovaram que trabalhar sentado é um fator de risco para a saúde. Especialistas já afirmaram que trabalhar em frente ao computador o dia inteiro pode acarretar em várias doenças decorrentes do sedentarismo, como: doenças cardiovasculares, depressão, diabetes e obesidade.

Porém existem algumas dicas para amenizar os efeitos de trabalhar sentado, como exercícios, postura e móveis adequados para trabalho. Veja algumas dessas dicas abaixo e deixe sua rotina de trabalho mais confortável.

Controle o seu tempo na cadeira

Para fugir do sedentarismo e da rotina a recomendação é passar 5 minutos em pé para cada 30 minutos sentado, ou 10 minutos em pé a cada 60, e assim por diante.

No entanto, sua vida fora do trabalho também influencia no seu desempenho. Por isso é recomendado para adultos fazer pelo menos 30 minutos de atividade física em pelo menos 5 dias por semana, ou, diminuir os dias e aumentar o tempo de exercício.

Postura

Quando você trabalha muito tempo sentado sua coluna fica em uma posição pouco natural e sua coluna vertebral pode ser atingida por isso. Em alguns casos, a má postura pode levar até problemas mais graves, como hérnia de disco.

A região lombar é a que apresenta mais problemas então busque cadeiras com apoio que ajudam a amenizar a situação. Essa parte do corpo deve ficar encostada no suporte das costas. Não se esqueça de regular a altura da cadeira.

Estique as pernas

A irrigação sanguínea de quem passa muito tempo sentado é complexa, o que força o coração a bater muito mais rápido que o normal.

É por isso que é importante esticar as pernas ou usar apoios. Por isso, preste atenção nas cadeiras que usa para trabalhar assim como as mesas. As mesas de formatos arredondados evitam a interrupção sanguínea dos braços, ou seja, aquelas em que as quinas são evitadas são as ideais.

Comece o dia fazendo exercícios

Começar o dia fazendo exercícios é uma ótima saída para diminuir os riscos, assim como usar sapatos confortáveis. Se alongue, faça rotação interna de ombros e evite as dores na coluna ao longo do dia.

Use móveis ergonômicos

Quando você trabalha muito tempo sentado, muitas vezes é difícil, dependendo do tempo de permanência de posturas erradas, ficar longe das dores. Para ajudar na diminuição desses incômodos os móveis ergonômicos são de grande ajuda.

A ergonomia ganha cada vez mais espaço e notoriedade nos últimos anos, isso porque a má postura pode prejudicar e muito a saúde. Na ergonomia existem regras e normas que devem ser seguidas nas cadeiras, mesas e todos os tipos de móveis que obedeçam essa definição.

A dica primordial é escolher, na hora de montar um local de trabalho ou de trabalhar, móveis que obedeçam a legislação e deixe sua postura de forma correta e confortável.

A intenção de móveis assim é a de harmonizar a organização de trabalho, além de deixar os funcionários satisfeitos e confortáveis, o que acarreta em uma produção de trabalho maior e de melhor qualidade.

Leia também: Os três principais benefícios de móveis ergonômicos para o seu escritório