O seu negócio já está preparado para o futuro? Há hoje soluções urbanas com escritórios flexíveis e ambientes laborais felizes que podem fazer seu negócio crescer ainda mais. Para que esses escritórios se tornem ambientes mais alegres e harmônicos, existem os chamados “ambientes humanizados”.
A ideia não é absolutamente nova, mas vem se tornando uma tendência em termos de comportamento e negócios. Os espaços tratam de agregar as dimensões humanas e emocionais no ambiente, melhorando a gestão de pessoas e assim melhorando suas performances empresariais e os resultados de produção como um todo. São essas constatações que estão obrigando líderes a rever os espaços em que trabalham.
Mas não são só os ambientes de trabalho que tendem a mudar. Fora do escritório, a cidade também se reinventa para corresponder às novas necessidades dos profissionais. Criam-se novos pontos de cultura e lazer, para deixar as cidades além de bons lugares de trabalho, bons lugares para se viver. Os locais de trabalho deixaram a muito tempo de serem apenas nos escritórios. A mobilidade tornou-se tendência.
Cada vez mais se trabalha em casa ou em espaços de co-working, existe também a mobilidade e flexibilidade de horários, trabalha-se a qualquer hora de acordo com a conciliação de agendas, o que aumenta a eficácia produtiva e a qualidade de vida. As empresas tornaram-se mais flexíveis.
Os tempos de trabalho são adequados ao horário de cada funcionário e o respeito às necessidades psicológicas e físicas de cada indivíduo é fundamental. Essas questões se relacionam diretamente com o planejamento dos ambientes de trabalho. Respeitar a individualidade de cada um é fazer com que sua criatividade aflore ainda mais e aumente a produtividade.
Os ambientes corporativos humanizados respeitam esses limites de acordo com a ocupação dos funcionários, sem deixá-los “soltos” demais para não cumprir prazos. Em um escritório comercial, por exemplo, onde há lucro envolvido, para evitar desperdícios e dispersões o ambiente corporativo tem sido moldado -humanizado- de maneira a oferecer um espaço mais propício à função do colaborar. O ato de humanizar um escritório deve então levar em conta todas as particularidades de cada negócio.
O porte da empresa também deve ser levado em consideração, além da maneira como os colaboradores trabalham, se a predominância é uma forma de trabalho individual ou em grupo. Porém, mesmo com todas essas diferenças, uma igualdade é a de que esses escritórios procuram móveis ergonômicos e tenham o caráter lúdico da proposta de humanização. Uma das mais fortes características são espaços alegres, coloridos, que promovem um relaxamento e descanso ao funcionário ao mesmo tempo que ele realiza as suas funções cotidianas.
Algumas pessoas acreditam que a humanização é apenas uma manobra das empresas para manter o funcionário trabalhando por mais tempo, para outros, no entanto essas características de novos espaços são um avanço e uma quebra de paradigma, que criam uma nova forma de trabalhar, forma essa que oferece ainda mais qualidade de vida ao funcionário e maior produtividade à empresa.