Se você é o dono do seu próprio negócio, ou está ansioso para ver o local em que você trabalha crescer, nada melhor do que se ater em algumas dicas importantíssimas para seu espaço render ainda mais. As dicas não são impossíveis de serem cumpridas e servem basicamente para otimizar o seu dia a dia. Vamos a elas:
Sempre que puder, verticalize! Esse conceito arquitetônico pode ajudar muito no aproveitamento espacial do seu espaço. É possível que você deixe os arquivos e documentos de sua empresa ao alcance de sua mão de maneira organizada e funcional. Para isso, basta utilizar mezaninos e prateleiras verticais.
Essa dica também se estende aos que trabalham em “home office”, ou seja, aos que possuem escritórios em casa. Para verticalizar o trabalho, a casa precisa ter o pé direito alto para que possam ser instaladas estruturas que irão organizar os documentos de forma bem mais visual e fácil de se manusear. Os armários que serão instalados no alto servirão para guardar os mais diversos tipos de materiais.
A aplicação de espelhos na sua empresa precisa do seu bom senso. Assim como nas casas, a implantação desses objetos no ambiente coorporativo deve seguir um padrão, não só estético, mas também estratégicos.
Colocar esses espelhos em espaços específicos, como por exemplo em painéis laterais e corredores, faz com que a imagem da empresa passe a ser maior. A percepção de seu espaço se torna ainda mais robusta e causa uma sensação de conforto ainda maior. Com a presença de espelhos algumas barreiras visuais são quebradas e os níveis estruturais e arquitetônicos são otimizados.
Alguns outros objetos como quadros e móveis também podem ser aplicados como uma forma de correção estratégica do espaço dando ainda mais movimento e dinamismo para o lugar.
Espaços pequenos dentro de uma empresa podem passar a sensação de sufoco e desconforto para os funcionários. Para tornar o ambiente mais amplo visualmente falando, é preciso que se invista em uma iluminação clara e de qualidade.
Além de parecer ampliar o ambiente, uma boa iluminação faz com que a produtividade e a concentração dos funcionários aumente significativamente.
No seu ambiente, tenha uma área para livre circulação. Um espaço vazio, sem nada. Nem móveis, nem espelhos e objetos pequenos. O layout de um escritório pequeno precisa para ampliar o ambiente desse espaço, que causa uma sensação de espaço amplo e ar puro. Além do bem bem-estar que esse espaço causa nos funcionários, ele deixa uma área livre deixa para a circulação e torna o ambiente mais leve e arejado.
Os móveis funcionais são aqueles que têm mais de uma função. Por exemplo, mesas com com gaveteiros, estantes que tenham armários na base, nichos com fechamento ou até mesmo arquivos deslizantes. A característica principal é a de armazenar material e suprir os espaços do escritório. Esses móveis são perfeitos para quem quer unir organização e otimização de ambientes!