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Ambientes Funcionais: como planejar e fazer as melhores escolhas

Trabalhar em um ambiente organizado, prático e confortável é o sonho de muitos profissionais. Eles sabem como é importante um local de trabalho eficiente para que possam desempenhar as suas funções com qualidade.

Quando isso ocorre, a empresa também sai ganhando, com colaboradores mais produtivos e motivados. Por isso, é tão importante investir em ambiente funcionais, inclusive, em grandes empresas, onde os espaços são compartilhados por diferentes departamentos.

Se você concorda com isso e quer descobrir como planejar ambientes funcionais, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra muitas dicas sobre o assunto.

Como planejar ambientes funcionais
O que não pode faltar em espaços funcionais
Como planejar ambientes funcionais

O primeiro passo para quem deseja planejar ambiente funcionais na sua empresa é avaliar quais são as necessidades dos profissionais que atuam no local. Cada um pode ter que possuir a sua mesa, mas também é necessário um espaço para reuniões?

Os colaboradores permanecem na empresa durante o horário de almoço? Nesse caso, pode haver uma área para descanso, com poltronas e almofadas. Essa, aliás, é uma tendência nas grandes empresas, de oferecer um espaço de relaxamento.

Afinal, sabe-se que profissionais com qualidade de vida são mais produtivos. Além das necessidades específicas, alguns elementos não podem faltar em quaisquer ambientes funcionais.

É o caso da boa iluminação, sendo que à luz natural pode ser somado um sistema que ilumine todos os cantos. As cores são outros elementos essenciais em um ambiente funcional, sendo que o melhor é sempre dar preferência aos tons neutros.

Porém, para não deixar o ambiente monótono, é possível investir em cores quentes e vibrantes nos detalhes, como nos artigos decorativos. Portanto, ambientes funcionais combinam com quadros, vasos de plantas, cortinas e tapetes com a cara da empresa.

O que não pode faltar em espaços funcionais

Quando se fala em ambientes funcionais, os móveis pertencem a um capítulo à parte. Não só porque é praticamente impossível pensar em escritórios sem móveis, mas também porque eles interferem diretamente no desempenho dos funcionários.

Confira algumas dicas a seguir:
Cadeiras ergonômicas

Para os funcionários, é indiscutível a necessidade de oferecer cadeiras ergonômicas, ou seja, que promovam as condições físicas ideais. Assim, devem ter regulagem de altura, serem macias e permitir que a pessoa permaneça com a postura certa, com o encosto adequado.

Também podem contar com apoios para os braços, sendo que a necessidade e o tipo dos mesmos podem variar de acordo com o modelo de mesa utilizado. Para os clientes e visitantes, as cadeiras podem oferecer visual despojado, mas sem perder em conforto.

Mesas funcionais para os colaboradores

Em ambientes corporativos, é indicado que não haja excesso de móveis, a fim de não prejudicar o fluxo de pessoas. Dessa maneira, mais uma dica para ambientes funcionais é investir nas mesas igualmente funcionais.

Exemplos são as mesas que comportam diferentes objetos, assim, nelas é possível colocar o computador, impressora, telefone e demais itens de modo ordenado. As plataformas de trabalho permitem essa organização.

Já as estações de trabalho, que juntam mais de uma mesa, otimizam o espaço e contribuem com a sua ventilação e amplitude.

Armários que ajudam na organização

Outros móveis muito úteis em ambientes funcionais de empresas são os armários lockers, onde as pessoas podem guardar os seus objetos pessoais. Eles podem ter uma, duas ou três colunas e serem de aço, MDF ou MDP.

Com a sua ajuda, os colaboradores não precisam deixar bolsas penduradas nas cadeiras ou ocupar o espaço de suas mesas. Afinal, esses armários servem para guardar com cuidado e segurança todos os pertences necessários.

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