Trabalhar em um ambiente organizado, prático e confortável é o sonho de muitos profissionais. Eles sabem como é importante um local de trabalho eficiente para que possam desempenhar as suas funções com qualidade.
Quando isso ocorre, a empresa também sai ganhando, com colaboradores mais produtivos e motivados. Por isso, é tão importante investir em ambiente funcionais, inclusive, em grandes empresas, onde os espaços são compartilhados por diferentes departamentos.
Se você concorda com isso e quer descobrir como planejar ambientes funcionais, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra muitas dicas sobre o assunto.
O primeiro passo para quem deseja planejar ambiente funcionais na sua empresa é avaliar quais são as necessidades dos profissionais que atuam no local. Cada um pode ter que possuir a sua mesa, mas também é necessário um espaço para reuniões?
Os colaboradores permanecem na empresa durante o horário de almoço? Nesse caso, pode haver uma área para descanso, com poltronas e almofadas. Essa, aliás, é uma tendência nas grandes empresas, de oferecer um espaço de relaxamento.
Afinal, sabe-se que profissionais com qualidade de vida são mais produtivos. Além das necessidades específicas, alguns elementos não podem faltar em quaisquer ambientes funcionais.
É o caso da boa iluminação, sendo que à luz natural pode ser somado um sistema que ilumine todos os cantos. As cores são outros elementos essenciais em um ambiente funcional, sendo que o melhor é sempre dar preferência aos tons neutros.
Porém, para não deixar o ambiente monótono, é possível investir em cores quentes e vibrantes nos detalhes, como nos artigos decorativos. Portanto, ambientes funcionais combinam com quadros, vasos de plantas, cortinas e tapetes com a cara da empresa.
Quando se fala em ambientes funcionais, os móveis pertencem a um capítulo à parte. Não só porque é praticamente impossível pensar em escritórios sem móveis, mas também porque eles interferem diretamente no desempenho dos funcionários.
Para os funcionários, é indiscutível a necessidade de oferecer cadeiras ergonômicas, ou seja, que promovam as condições físicas ideais. Assim, devem ter regulagem de altura, serem macias e permitir que a pessoa permaneça com a postura certa, com o encosto adequado.
Também podem contar com apoios para os braços, sendo que a necessidade e o tipo dos mesmos podem variar de acordo com o modelo de mesa utilizado. Para os clientes e visitantes, as cadeiras podem oferecer visual despojado, mas sem perder em conforto.
Em ambientes corporativos, é indicado que não haja excesso de móveis, a fim de não prejudicar o fluxo de pessoas. Dessa maneira, mais uma dica para ambientes funcionais é investir nas mesas igualmente funcionais.
Exemplos são as mesas que comportam diferentes objetos, assim, nelas é possível colocar o computador, impressora, telefone e demais itens de modo ordenado. As plataformas de trabalho permitem essa organização.
Já as estações de trabalho, que juntam mais de uma mesa, otimizam o espaço e contribuem com a sua ventilação e amplitude.
Outros móveis muito úteis em ambientes funcionais de empresas são os armários lockers, onde as pessoas podem guardar os seus objetos pessoais. Eles podem ter uma, duas ou três colunas e serem de aço, MDF ou MDP.
Com a sua ajuda, os colaboradores não precisam deixar bolsas penduradas nas cadeiras ou ocupar o espaço de suas mesas. Afinal, esses armários servem para guardar com cuidado e segurança todos os pertences necessários.
Leia também: